A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai estar de portas abertas esta quarta-feira, dia 10 de abril, para receber mais de 800 estudantes do Ensino Secundário.

Construir pontes com esparguete, viajar à boleia da realidade virtual, descobrir todos os sentidos numa prova de chocolates, conhecer um robô de condução autónoma, sentir o poder do eletromagnetismo, observar cromossomas ou aprender a fazer “unboxing” do pensamento são alguns dos desafios desta 20.ª edição do Dia Aberto da UTAD.

Vindos de escolas secundárias dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Vila Real e Viseu, os 822 alunos vão poder conhecer o que de melhor se ensina, investiga e empreende na UTAD. Entre palestras, visitas a laboratórios e a museus, demonstrações, experiências interativas e percursos pelo campus, vão poder perspetivar um percurso universitário.

Das Engenharias à Saúde, das Ciências Agrárias e Veterinárias às Ciências da Vida e do Ambiente, passando pelas Ciências Humanas e Sociais, há mais de meia centena de atividades para explorar no Dia Aberto da UTAD.

O programa contempla a apresentação do espetáculo de dança e teatro “A Tempestade”, uma oficina culinária para estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, um workshop de técnicas de filmagem cinematográfica, desafios e curiosidades matemáticas, a possibilidade de ver o motor a gasolina “por dentro e por fora”, de aprender algo sobre neurociência, de conhecer os cuidados básicos a prestar à pessoa idosa, de compreender a micropropagação de plantas aromáticas e medicinais ou como se monitoriza a qualidade do ar interior. Pelas vozes de professores, investigadores, técnicos e estudantes da academia transmontana, os futuros estudantes universitários vão poder esclarecer dúvidas e descobrir ou confirmar vocações neste Dia Aberto da UTAD.