O Comando Territorial de Vila Real, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Vila Real, no dia 7 de abril, deteve um homem de 34 anos por incêndio florestal, na localidade de Testeira, no concelho de Vila Real.

No seguimento de um alerta, os elementos do SEPNA deslocaram-se para o local, onde apuraram que o incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais,autorizada, que se descontrolou devido à projeção de faúlhas incandescentes, provocando um incêndio que consumiu mato.

Na sequência das diligências policiais efetuadas, o autor da queima foi identificado e, posteriormente, constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A GNR relembra que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal”, bem, como a “realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.

Além disso, a guarda informa que para evitar acidentes devem ser seguidas as regras de segurança, estando sempre acompanhado e com um telemóvel por perto.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária “a proteção ambiental e dos animais”, podendo ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.