Este ano a PORTUGALNTN apresentou o Melhor Filme Promocional de Turismo de Natureza, na competição internacional. Recordamos que em 2022, também no Art&Tur a empresa foi distinguida com 1° Prémio na categoria de Animação Turística, na competição nacional.
Uma vez mais a empresa transmontana PORTUGALNTN escolheu o território de Trás-os-Montes e Douro para produzir um vídeo promocional que lhe valeu o primeiro lugar, na categoria de Turismo de Natureza, na competição internacional.
“We are what we feel”, este é o título do vídeo promocional que pretende promover os recursos de um território com uma forte identidade, reconhecida pela paisagem, pela gastronomia com os seus sabores e saberes, pelos vinhos, pela cultura e património e, sobretudo, pela forma hospitaleira como as comunidades locais recebem os visitantes. Estes valores constituem a essência da identidade de um destino que na soma das suas particularidades se completa e se assume na sua excelência e diversidade.
A PORTUGALNTN tem levado o referido vídeo a Feiras e outros eventos do setor do turismo, divulgou-o junto dos respetivos parceiros, sobretudo os internacionais, e por essa razão o filme foi criado originalmente em língua inglesa.
Este vídeo foi produzido com recursos próprios. A “história” deste trabalho de promoção, da empresa e do produto turístico que a região representa, foi escrita e alinhada por Ana Fragoso, colaboradora da PORTUGALNTN na área da comunicação, que também criou o guião que serviu de base a todo o trabalho de produção e realização. A captação e edição de imagem, são da responsabilidade de Marco Gil, da PORTUGALNTN, e todo o trabalho de produção foi feito em equipa dentro da própria empresa.
“Nós somos a identidade da nossa empresa e o somos também o resultado do que o nosso território nos faz sentir, somos parte integrante do que nos rodeia”, refere João Neves, sócio-gerente da empresa. Desta comunhão com o território resulta a imagem que a PORTUGALNTN, nos seus nove anos de existência, sempre defendeu e promoveu.
“Somos, verdadeiramente, parte do que sentimos”, acrescenta Domingos Pires, duplamente satisfeito pela vitória em dois níveis distintos, nacional e internacional, “porque, em simultâneo, promove a empresa e promove a região onde desenvolvemos 80% do nosso trabalho”, revela.
O festival ART&TUR decorreu de 23 a 27 de outubro nas Caldas da Rainha.
Ao longo de diversas sessões temáticas, foram exibidos os filmes finalistas, em diferentes categorias, os melhor pontuados por um júri internacional, constituído por 42 reputados peritos, oriundos de 22 países.
A entrega de prémios aos vencedores aconteceu na sexta-feira, 27 de outubro.
O Festival ART&TUR teve a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, e desde então que tem vindo a dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.
Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais