O Município de Chaves continua a promover um conjunto de iniciativas, com o intuito de implementar uma recolha seletiva de biorresíduos de proximidade, na zona urbana e periurbana do concelho. O objetivo passa por reduzir o peso percentual dos biorresíduos no contexto dos resíduos urbanos, um dos princípios da implementação do “Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos no Concelho de Chaves”, financiado pelo POSEUR.

Assim, na sequência da implementação deste projeto, e com o objetivo de facilitar a adesão a estas práticas, a autarquia tem vindo a reforçar as ações junto dos possíveis utilizadores, com vista a potenciar os hábitos de separação, muito em particular, e para o caso em concreto, da separação dos biorresíduos produzidos, quer pelos produtores domésticos, quer pelos produtores não domésticos, através do projeto “Implementação do Programa Recolhabio no concelho de Chaves”, financiada pelo Fundo Ambiental, cujo investimento ultrapassa os 62 mil euros.

Neste sentido, e no âmbito desta candidatura ao Fundo Ambiental, estão a ser reforçadas as condições necessárias para uma deposição mais eficaz dos biorresíduos, através de contentores individuais (com capacidade de 7 litros e de 120 litros), para deposição e transporte até aos contentores coletivos.

Foi igualmente adquirida, no âmbito desta candidatura, uma viatura 100% elétrica para a recolha seletiva dos resíduos verdes, originados nos espaços verdes municipais, encaminhando-os para o destino mais adequado, onde possam efetivamente ser valorizados. Esta viatura irá também ser direcionada, de forma complementar, para a recolha dos biorresíduos dos utilizadores domésticos e não domésticos, em situações muito especificas.

O Programa RecolhaBio no Concelho de Chaves é financiado pelo Fundo Ambiental, sendo a CIMAT – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso o Organismo Intermédio existente entre o Município e a Autoridade de Gestão.