No próximo dia 11 de novembro, Alijó volta a celebrar o seu Dia do Município com a tradicional Feira de São Martinho, que atrai sempre milhares de pessoas ao centro da Vila. A animação e o convívio gastronómico estão garantidos com um programa totalmente gratuito e recheado que inclui a Mostra Gastronómica das Freguesias, o Magusto, a Prova da Marrã e do Vinho Novo e ainda Tripas para toda a população. 

O Município de Alijó preparou um vasto programa, em parceria com o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara e as Juntas de Freguesia do Concelho, que demonstra uma forte aposta na afirmação das suas tradições, gastronomia, cultura e daquilo que o território têm de melhor para oferecer a quem nos visita. 

O dia começa bem cedo com o início, por volta das 07h00, da Feira de São Martinho, onde acorrem pessoas de vários pontos da região para fazer as suas compras. A partir das 08h30, os grupos de bombos do Concelho dão início à animação pelas ruas da Vila. 

Em simultâneo, tem início a Mostra Gastronómica das Freguesias, um dos momentos de maior convívio durante o qual a população e os visitantes em geral podem provar e deliciar-se com os melhores petiscos e iguarias de cada uma das Freguesias do Concelho. 

A partir das 10h30, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara irá servir Tripas para toda a população, que poderá também comer as castanhas do Magusto Tradicional. Às 11h00, o público poderá dançar e cantar ao som do artista Quim Blino. 

Ao início da tarde, pelas 14h30, terá lugar o momento musical “Freguesias em Concerto – Hinos e Marchas” em frente à Câmara Municipal. Esta é uma das novidades do programa, prevendo-se que seja um dos momentos altos das comemorações. As Freguesias irão apresentar os seus Hinos e Marchas, num concerto representativo do território. Serão acompanhadas pela Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua e pela Banda de Música de Carlão. 

Por volta das 16h15, os visitantes poderão fazer a Prova da Marrã (carne fresca de porco) e do Vinho Novo, atividades associadas a esta altura do ano. O fim das atividades está previsto para as 17h30, com o bolo de encerramento do Dia do Município. De salientar que todas as atividades são de acesso livre a todos os visitantes.

Alijó é um concelho da região do Douro, com acesso direto através da A4 e do IC5, situando-se a cerca de 40 quilómetros de distância de Vila Real.