O Município de Sabrosa atribuiu, no passado dia 30 de dezembro, as Bolsas de Estudo Miguel Torga para o Ensino Superior, relativas ao ano letivo 2025/2026, no Auditório Municipal de Sabrosa.
Com um investimento total de 68 400 euros, foram atribuídas 114 bolsas a estudantes universitários residentes no concelho e a frequentar diferentes níveis de ensino e áreas de formação, numa iniciativa que reafirma o compromisso do município com a educação e mérito académico dos estudantes do concelho.
Na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa, felicitou os alunos contemplados, sublinhando a “satisfação em ver reunidos muitos dos jovens que representam não só o futuro, mas também o presente do concelho”. Destacou ainda a importância desta iniciativa, que se mantém de forma consistente ao longo dos anos e que assume já “um lugar de destaque no calendário anual do município e dos estudantes, constituindo um momento especial para todos os envolvidos”.
Além disso, reforçou que a educação “foi, é e continuará a ser uma das principais prioridades e preocupações do Município de Sabrosa, assumindo-se como um eixo fundamental para o desenvolvimento do concelho e para a criação de oportunidades e de fixação no território para as novas gerações”.
As bolsas atribuídas aos 114 estudantes distribuem-se por 79 alunos a frequentar licenciaturas do 1.º ciclo, 3 em licenciatura e mestrado integrado, 25 em cursos de mestrado e 7 em Cursos Técnicos Superiores Profissionais. As áreas de formação mais representadas incluem Engenharia Informática, Enfermagem, Medicina, Enologia e Animação Sociocultural, estando abrangidas diversas instituições de ensino superior, com especial destaque para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
A entrega dos Certificados de Atribuição das Bolsas de Estudo foi realizada pela presidente do município, num momento simbólico de reconhecimento do mérito e do esforço dos estudantes e das suas famílias.
Esta medida integra, ano após ano, a estratégia da autarquia de apoio à educação, considerada “uma das prioridades do município e que representa para os agregados familiares a igualdade de oportunidades e a valorização do conhecimento”.