A Peripécia Teatro estreia hoje, terça-feira, no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro (Vila Real), a peça “dESConectados”, uma reflexão sobre o impacto das redes sociais e um alerta para um “futuro próximo” em que todos são obrigados a estar ligados a um mundo virtual.

Inspirado na obra “Medula”, de Marta Pais Oliveira – vencedora do Prémio Nortear -, o espetáculo nasce de um desafio lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“É uma reflexão sobre o que já estamos a viver. Não sei até que ponto temos consciência da falta de estar conectados com as coisas realmente importantes”, afirmou Noelia Dominguez, criadora e intérprete da companhia.

Em “dESConectados”, os habitantes de um mundo fictício precisam de publicar nas redes sociais para poder comer, literalmente. Um dos personagens, preso à necessidade de aceitação online, entra em colapso e desafia o sistema, que reage de forma impiedosa.

“O título é ambíguo”, explica Noelia. “Não se sabe quem está mais desconectado: quem vive preso à Internet ou quem decide afastar-se totalmente desse mundo.”

Com interpretação de Sérgio Agostinho e Ángel Fragua, o espetáculo combina mímica, luz laser e música original de Tiago Santos, criando um universo visual e sonoro que simula um mundo artificial, “uma tragédia atual, mas contada com humor”, como define a companhia.

A estreia insere-se no ciclo “Lua Cheia, Arte na Aldeia”, iniciativa mensal da Peripécia que leva teatro, música, cinema e outras artes à aldeia de Benagouro, em noites de lua cheia.

A peça terá nova apresentação amanhã, quarta-feira, com tradução em língua gestual portuguesa e serviço de babysitting.