A Câmara Municipal de Sabrosa irá proceder, pelas 15h30, no Auditório Municipal, à apresentação pública e ao arranque oficial do novo projeto municipal de recolha e valorização de biorresíduos, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade ambiental, a economia circular e a gestão responsável dos resíduos urbanos.

Este projeto insere-se no cumprimento das metas nacionais e europeias para a separação e tratamento dos biorresíduos, promovendo a diminuição do lixo comum, o desvio de aterro e permitindo transformar os resíduos orgânicos em composto a ser utilizado na agricultura promovendo a melhoria dos solos, sem utilização de um composto químico.

Para garantir a sensibilização e o envolvimento da população, a campanha contará com 120 ações de sensibilização Porta-a-Porta, 20 ações dirigidas ao canal HORECA (restaurantes e cafés, IPSS), setores com grande produção de biorresíduos, ações de Capacitação nas Juntas de Freguesia, destinadas à população local e ações na comunidade escolar.

A implementação deste projeto representa “um passo importante para a redução do impacto ambiental, a promoção de práticas sustentáveis, o desvio de aterro e a valorização dos recursos naturais do concelho, alinhando Sabrosa com as melhores práticas ambientais nacionais e europeias”, explica a autarquia.

A Câmara Municipal de Sabrosa convida a população, os agentes económicos e as instituições locais a acompanhar este momento de arranque e a participar ativamente na “construção de um concelho mais sustentável”.