A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) vai a votos no dia 16 de dezembro, mas Fernando Gonçalves, atual presidente, não será recandidato, colocando assim um ponto final num percurso de cinco anos ligado à estrutura estudantil.

Natural de Guimarães e a concluir o mestrado em Engenharia Agronómica na UTAD, Fernado Gonçalves integrou a associação em 2021 como colaborador do Departamento Recreativo e Cultural. Nos anos seguintes assumiu funções como dirigente no mesmo departamento e administrador, em 2022 e 2023, respetivamente, até chegar à presidência deste órgão, cargo que ocupa desde 2024.

O dirigente considera ter alcançado os objetivos definidos, destacando a aposta em “unificar o círculo universitário”, “dar voz aos estudantes” e reforçar a influência da AAUTAD a nível nacional, mantendo “rigor financeiro” para garantir a sustentabilidade futura da organização. Agora, entende ser “o momento certo para dar lugar a novas pessoas e novas visões”.

O estudante acumula ainda um vasto percurso associativo: representou os alunos no Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias entre 2020 e 2024, presidiu ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Agronómica em 2022/23, integra o Conselho Académico desde 2023 e é membro eleito do Conselho Geral da UTAD desde fevereiro de 2025.

Estas eleições contam, segundo o comunicado a que o NVR teve acesso, com apenas uma lista candidata, da qual Fernando Gonçalves é mandatário, facto que, segundo o estudante, demonstra o “caráter consensual” e o apoio generalizado às direções dos últimos anos, não surgindo projetos alternativos de natureza fraturante.

Fernando Gonçalves deixa ainda palavras de agradecimento a docentes, funcionários, equipa reitoral, Provedora do Estudante, presidentes de núcleos e a todos os que integraram as direções da AAUTAD, sublinhando que o trabalho conjunto permitiu “construir uma UTAD mais dinâmica, inclusiva e marcante no percurso académico dos estudantes”.

O dirigente prometeu divulgar nos próximos dias mais informações sobre os nomes que irão integrar a lista candidata às eleições de 16 de dezembro.