O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, vai iniciar em Chaves, no quilómetro zero da Estrada Nacional 2 (EN2), o roteiro “Ver para Fazer”, uma viagem que percorrerá o país de norte a sul, entre os dias 21 e 24 de outubro.
A iniciativa vai levar o governante a percorrer os 738 quilómetros da EN2 até Faro, com paragens e encontros com os autarcas dos 35 concelhos atravessados pela mítica estrada que liga o interior do país.
O objetivo, segundo o ministro, é “ver para fazer”, ouvindo diretamente dos autarcas as necessidades e propostas de cada território, nas áreas das infraestruturas, mobilidade, habitação e desenvolvimento local. “Não basta dizer que temos de combater a interioridade. É preciso conhecer, ouvir de viva voz os agentes locais para compreender as suas necessidades e dificuldades. Só teremos coesão territorial se tivermos justiça territorial”, afirmou Miguel Pinto Luz.
O ministro será acompanhado pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e, em algumas etapas do percurso, pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
O roteiro começa a 21 de outubro em Chaves e termina a 24 em Faro, no quilómetro 738, prevendo paragens em todos os municípios ao longo da EN2. A deslocação surge após um desafio lançado pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, adiado para depois das eleições autárquicas.
Com esta viagem, o Ministério das Infraestruturas e Habitação pretende reforçar a importância de uma visão integrada das infraestruturas com as dimensões sociais e económicas das regiões, garantindo que sirvam eficazmente os territórios e as populações.