No dia 13 de março realizou-se em Vila Real a iniciativa “SER Treinador(a) de Futebol Feminino (Premiar a Paixão, a Resiliência e o Talento)”, promovida pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), em parceria com o Município de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Associação de Futebol de Vila Real, a Associação de Futebol de Bragança e o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (Vila Real e Douro),
Este evento enquadrou-se no âmbito dos objetivos do Programa CRESCER 2024, da Federação Portuguesa de Futebol, que visa fazer crescer o número de praticantes para 300.000 até 2024, desígnio do qual a ANTF pretende ser parte ativa.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, “o projeto ‘SER Treinador(a) de Futebol Feminino’ é mais do que uma iniciativa desportiva, é um compromisso com a igualdade e inclusão no mundo do futebol. Valorizar e incentivar a presença feminina na liderança técnica é fundamental para o desenvolvimento do desporto e da sociedade como um todo.”
O Programa passou por uma sessão prática e outra de auditório. No início da tarde ocorreram atividades no Campo do Abambres Sport Clube orientadas por treinadoras experientes. O segundo momento aconteceu no Teatro de Vila Real com a apresentação dos seguintes painéis temáticos: Projeto Internacional da UTAD “FEMCoach”, por Nuno Leite; Exibição da iniciativa: ‘Ser Treinador(a) de Futebol – “Premiar a Paixão, a Resiliência e o Talento”’, por Alfredina Silva, Prof. Neca e Victor Maçãs; Desenvolvimento do Futebol Feminino em Portugal, por Marisa Gomes, e uma explicitação sobre “Ser Treinadora: Desporto, Futebol e a Mulher”, a cargo de Helena Costa.
Esta sessão ficou ainda marcada pelo reconhecimento e destaque do trabalho dos treinadores(as), com entrega de prémios.