A Câmara Municipal de Lamego e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego (AHBVL) assinaram um protocolo de colaboração que reforça o apoio financeiro municipal concedido para o funcionamento do corpo de bombeiros e assegura a operacionalidade no socorro e na proteção de pessoas e bens.

O acordo assinado pelo Presidente Francisco Lopes e pelo Presidente da Associação Humanitária, Hélder Santos, contempla duas vertentes distintas.
A primeira equivale a uma verba anual de 125.635,66 euros, destinada a comparticipar diversas despesas de investimento, o funcionamento do corpo de bombeiros, o desgaste de equipamentos e custos associados a diversas ações a desenvolver. Para uma segunda vertente, é concedido um apoio financeiro variável de 188.321,61 euros para financiamento das três Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e da Equipa de Sapadores Florestais da AHBVL. Esta verba inclui ainda o investimento para a aquisição de uma ambulância de socorro para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica de doentes urgentes e emergentes.

Os Bombeiros Voluntários de Lamego são o braço mais forte do Serviço Municipal de Proteção Civil. Este Município continuará a garantir que possuem as melhores condições para desempenharem a sua nobre missão em prol do bem-estar e segurança da nossa comunidade. Por isso, reforçamos o apoio financeiro que, este ano, será superior a 313 mil euros, para operações de prevenção e socorro consideradas de interesse para a autarquia”, explica Francisco Lopes.