O Município de Vila Real aprovou, na reunião de Câmara realizada no dia 25 de março, a abertura do procedimento para celebração do contrato de prestação de serviços para “Elaboração do Plano de Prospeção para o projeto de execução da nova ligação entre a Avenida 1º de Maio e a Ponte Metálica – Variante do Sinaleiro”.

Este Plano compreende a realização de trabalhos de reconhecimento geológico-geotécnico do terreno e prospeção antecedendo o desenvolvimento do projeto de execução propriamente dito.

A construção de uma nova variante, criando um viaduto em estrutura mista destinado à circulação automóvel, ciclável e pedonal, é um modo de melhorar o tráfego rodoviário nesta transição entre as duas margens do rio Corgo. Além de resolver o atual constrangimento existente nesta parte central da cidade, otimizará também o ciclo semafórico atual.

Recorde-se que segundo o estudo prévio de viabilidade estipulado para esta implantação a estrutura terá uma extensão de 180 metros, composta por um tabuleiro com uma faixa de rodagem de sentido único (na direção da avenida para a ponte metálica), um passeio de ambos os lados e ainda uma faixa ciclável.