O Município de Vila Real marcou presença no primeiro Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica, que teve lugar no Centro de Congressos de Aveiro, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2024.
“Foi com muito gosto que participei neste Congresso, bem como na primeira Cimeira de Autarcas para discussão do estado da arte da cerâmica”, disse Mara Minhava, vereadora da Cultura, acrescentando que “tivemos oportunidade de mostrar as características do nosso Barro Preto de Bisalhães, falar sobre a sua singularidade e o caminho percorrido, bem como contar com a presença do Oleiro José Fontes para fazer demonstrações ao vivo”.
Para além das cidades e vilas de cerâmica portuguesas, este evento contou com a participação de representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC), que reuniu em Aveiro em Assembleia Geral na manhã do dia 19 de janeiro e participou durante a tarde nos trabalhos do Congresso português.
De relembrar que, no passado dia 29 de novembro de 2023, se assinalou o sétimo aniversário da inscrição do processo de confeção do Barro de Bisalhães na Lista do Património Cultural Imaterial que necessita de Salvaguarda Urgente por parte da UNESCO. Nestes sete anos muitas iniciativas foram feitas para que esta arte ancestral não se perdesse. A participação neste congresso é um bom exemplo de divulgação do Barro de Bisalhães – o Barro que já é do mundo!