O Município de Vila Real e a Associação Casa do Brincar informam que o projeto Sala Snoezelen, sedeado no edifício contíguo à Residência para Estudantes, na rua Dr. Manuel Cardona, está disponível para usufruto das escolas, instituições e comunidade em geral.

Uma Sala Snoezelen é um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados, dando uma sensação de prazer e conforto, através de estímulos controlados. Este espaço tem como principal objetivo a estimulação sensorial de crianças e jovens com necessidades específicas, cuidadores e comunidade, contribuindo para a diminuição dos níveis de ansiedade e tensão e, melhorando assim, a qualidade de vida dos mesmos.

O ambiente seguro e multissensorial presente na sala permite estimular os sentidos primários tais como o toque, paladar, visão, som, cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos.

A Terapia Snoezelen é considerada uma terapia de excelência na intervenção sensorial, pela variedade e adaptabilidade das propostas e pelas sensações positivas que explora e pode ser uma excelente estratégia de interação nos públicos mais variados.

A Sala Snoezelen está disponível de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 14 às 15 horas, para usufruto individual e/ou grupos, no máximo de 5 crianças/alunos em simultâneo, mediante agendamento para o e-mail: casabrincar@gmail.com.