No passado fim de semana, 4 e 5 de novembro, Sabrosa foi o palco principal do Douro com a realização do II Festival dos Produtos Durienses. 

Com casa sempre cheia, o festival teve o vinho como protagonista principal, e teve como destaques o espetáculo do artista Ivandro e a animação e promoção do programa Somos Portugal da TVI, além da gastronomia, da cultura e da música tradicional. 

Na cerimónia de abertura oficial, marcou presença a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que manifestou o seu contentamento em fazer parte de um momento tão marcante “que junta todos aqueles que promovem o que de melhor se faz na região e especialmente no concelho de Sabrosa”.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, destacou a importância do evento, referindo que “há um ano o nosso desafio passou por termos aqui representado todo o território duriense, com o que de melhor cada um dos que o compõem tem. Este ano desafiamo-nos a crescer e a ter connosco muitos e bons produtores que dão nome e exclusividade a esta região, que é a região demarcada mais antiga do mundo. O resultado está à vista, temos entre nós mais de 50 stands e expositores relacionados com o vinho e com o território, contemplando também os nossos produtos endógenos e onde não falta a boa gastronomia, bem como a representação dos 19 municípios da CIMDOURO, que juntam nestes metros quadrados, uma riqueza inestimável, tão apreciada, importante para Sabrosa, para a região e para o país. Foi a isto que nos propusemos, e conseguimos concretizar.”

Após a abertura oficial, a comitiva, liderada pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, e pela Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, visitou o certame, assistindo ainda à mostra cultural apresentada pelos vários grupos que animaram a tarde. 

O primeiro dia terminou com a atuação do artista nacional Ivandro, que este ano foi nomeado para os PLAY – Prémios da música portuguesa para a categoria de artista revelação, e que encheu a tenda exterior onde presentou o público com um concerto memorável. 

O segundo dia do Festival teve como destaque a presença do programa Somos Portugal da TVI que, durante uma tarde inteira, promoveu o nome de Sabrosa em todos os cantos do mundo. 

Com momentos para todos os gostos, com provas de vinho, gastronomia variada, mostra de produtos endógenos, degustações, show cooking, animação musical e cultural, conversas e apresentações sobre temas da atualidade da região, esta II edição do Festival dos Produtos Durienses fica na memória de todos como um dos eventos de maior afluência de público e de maior projeção e divulgação do concelho de Sabrosa. 

O município de Sabrosa agradece a todos os envolvidos no evento e a todas as entidades presentes que, com o seu trabalho e presença, ajudaram a elevar a qualidade do mesmo. 

A II Edição do Festival dos Produtos Durienses integrou a programação do Douro – Cidade Europeia do Vinho.