A deputada do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República, Isabel Pires, reuniu com a administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), na passada sexta-feira, dia três de novembro.

Em cima da mesa esteve a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vive desde o início do mês de novembro e que está a ser sentida pelo CHTMAD sobretudo nas áreas da pediatria e da ortopedia.

No final do encontro, Isabel Pires destacou a falta de profissionais de saúde como o “grande problema” do SNS e a importância das negociações que decorrem entre o ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos para resolver essa lacuna.

A deputada bloquista explicou que as questões da pediatria e da ortopedia no CHTMAD, têm causas diferentes, sendo a primeira [pediatria] resultante da dificuldade em atrair profissionais de saúde para esta especialidade e a segunda [ortopedia], com a recente escusa por parte dos profissionais em fazerem horas extraordinárias.

A dificuldade em fixar profissionais de saúde no interior do país, foi outro dos problemas enunciados à comitiva do Bloco de Esquerda, que apelou a um entendimento entre o ministério da Saúde e os médicos.

Para Isabel Pires, o ensino da medicina na região poderia ser uma mais-valia, à semelhança do que acontece com o curso de enfermagem, na fixação de profissionais de saúde, sobretudo jovens, no CHTMAD.

Carlos Pereira Cardoso