Tâmega, Póio, Louredo e Beça são estes os rios que atravessam o concelho de Ribeira de Pena e definem a paisagem, o território e as atividades socioeconómicas que aí se praticam.
Cada rio é único em termos de fluxo, e ecossistemas associados, pelo que todos eles merecem uma atitude de proteção e preservação. Foi, pois, neste contexto que o Município de Ribeira de Pena comemorou o Dia Internacional de Ação Pelos Rios, no dia 14 de março, com o objetivo de valorizar os cursos de água, promover o desenvolvimento sustentável da região e corresponder à necessidade de proteger as zonas ribeirinhas.
Para assinalar a data, a autarquia organizou uma ação de sensibilização através de uma “recolha de resíduos” nas margens do rio Póio, na envolvente da Zona de Lazer das Meadas, na freguesia de Cerva e Limões.
Esta foi mais uma das muitas iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa “Março – Mês da Ação Ambiental” dinamizado pela Unidade de Ambiente e Serviços Urbanos e do Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta, e pretendeu alertar para as ameaças à conservação dos rios, como a poluição, espécies invasoras e as alterações climáticas.