O Município de Ribeira de Pena apresentou no passado dia 21 de setembro, em Cerva, o projeto “Linho de Cerva e Limões: Património Imaterial de Ribeira de Pena”, cujo objetivo é preservar, valorizar e promover esta tradição da região.
A candidatura visa a inscrição do Linho de Cerva e Limões no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), garantindo o reconhecimento oficial de uma prática que atravessa gerações e continua a marcar a identidade local.



A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, do presidente da Assembleia Municipal, Marcial Rodrigues, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, bem como dos presidentes das juntas de freguesia de Cerva e Limões e de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega.
O projeto integra o Plano de Ação Regional para a Cultura Norte 2030 e está alinhado com a estratégia regional e nacional de valorização do património cultural e natural, além de promover o turismo cultural e criativo.