A cidade de Valpaços foi distinguida esta terça-feira, 23 de setembro, com o prémio “Best Organic City” nos Prémios Europeus de Produção Biológica, cuja cerimónia decorreu em Bruxelas, no âmbito das celebrações do Dia Europeu da Agricultura Biológica. Chaves integrou também o grupo dos três finalistas desta categoria.
O galardão atribuído a Valpaços representa um novo reconhecimento internacional para o território do Alto Tâmega e Barroso, após a Bio-Região da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) ter conquistado em 2024 um lugar de destaque na categoria “Best Organic Region/Bio-District” dos mesmos prémios.
Promovidos pelo Comité das Regiões Europeu, Comissão Europeia, Comité Económico e Social Europeu, COPA-COGECA e IFOAM Organics Europe, os Prémios Europeus de Produção Biológica distinguem iniciativas que contribuem para o crescimento e valorização da produção e consumo biológicos em várias categorias, entre elas Melhor Região Bio, Melhor Cidade Bio, Melhor Agricultor Bio e Melhor PME Bio.
O território do Alto Tâmega e Barroso tem vindo a afirmar-se como referência nacional e internacional em agricultura biológica e sustentável. Entre 2018 e 2023, o número de operadores certificados em Modo de Produção Biológico passou de menos de uma centena para cerca de um milhar, registando-se um aumento superior a 400% na área agrícola certificada.
Com 32 produtos com denominação de origem ou indicação geográfica protegida, e sendo o único território português classificado como SIPAM pela FAO, a CIMAT integra ainda a Rede Internacional das Bio-Regiões desde 2018, desenvolvendo políticas alinhadas com o Pacto Ecológico Europeu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A distinção europeia atribuída a Valpaços, com Chaves entre os finalistas, confirma a posição do Alto Tâmega e Barroso como referência internacional em agricultura biológica e desenvolvimento territorial sustentável.