O Município de Mondim de Basto está a levar a cabo trabalhos do projeto Condomínios de Aldeia em várias localidades do concelho, com vista à gestão integrada e valorização do território.

Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com o apoio do Fundo Ambiental, na componente de Resiliência e Florestas, representando uma das maiores intervenções financiadas no concelho neste domínio com um valor total de investimento de aproximadamente 469 mil euros.

O principal objetivo passa por transformar a paisagem na envolvente das áreas florestais mais vulneráveis junto às aldeias, reforçando a proteção contra incêndios rurais, promovendo práticas de gestão sustentável dos combustíveis florestais e dinamizando a atividade agroflorestal local.

A intervenção abrange diversas aldeias do concelho, incluindo Bobal, Bormela, Carrazedo, Carvalhais, São Cristóvão de Mondim de Basto, Paço, Pardelhas, Pedreira, Pisqueiredo, Travassos e Vila Chã, onde estão a decorrer ações de limpeza de matos, alteração de uso do solo e outras medidas de valorização ambiental.

As intervenções que se encontram a decorrer incluem a eliminação de árvores junto aos aglomerados habitacionais, a beneficiação de pastagens e charcos, a plantação de espécies autóctones e a recuperação de elementos tradicionais da paisagem, como muros de pedra.

Bruno Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, considera que este programa vai permitir “não só reduzir o risco associado aos incêndios florestais, mas também envolver as comunidades locais na gestão ativa do território, promovendo práticas agroflorestais sustentáveis e criando condições para uma maior segurança e qualidade de vida nas zonas rurais”.