Devido ao acidente de ontem (03) no elevador da Glória, na cidade de Lisboa, que vitimou diversos ocupantes, o Governo decretou o dia de hoje (04), como dia de Luto Nacional com a colocação da bandeira a meia haste.

No final do Conselho de Ministros que se realizou esta manhã, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, começou por referir aos portugueses a sua “profunda tristeza e consternação” perante “uma das maiores tragédias humanas de sempre”.

Luís Montenegro deixou garantias que o Governo está “desde a primeira hora” a acompanhar a situação e presta o “profundo agradecimento” às autoridades, que chegaram ao local do acidente em “escassos minutos”.

Na mesma conferência confirmou a existência de 16 vítimas mortais e cinco feridos em estado crítico.

Ao lado do primeiro-ministro na conferência de imprensa que decorreu no Palácio de São Bento, Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, lamentou o “acidente sem precedentes” que decorreu na quarta-feira à tarde, pedindo “apoio e celeridade na investigação”, dado que a preocupação neste momento é “com os feridos nos hospitais, as famílias que perderam os seus entes queridos”.

O autarca anunciou ainda que foram decretados três dias de luto municipal e mandados fechar todos os funiculares, sendo agora a prioridade “acompanhar as famílias e quero aqui garantir que a empresa responsável dará todo o apoio às famílias”.

Para além da investigação interna aberta na quarta-feira, Carlos Moedas adiantou que também está a decorrer “uma investigação externa independente que apure todas as responsabilidades no mais curto espaço de tempo”.

Por todo o país foi lançada uma onda de solidariedade com os principais partidos a cancelarem ações de campanha previstas para esta quinta-feira. Em Vila Real, o município manifestou “total solidariedade e apoio a todos os que foram direta ou indiretamente afetados por esta tragédia”, expressando “as mais sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas”.

Também as candidaturas à Câmara de Vila Real apresentaram publicamente mensagens de apoio e solidariedade para com as vítimas e seus familiares:

“O nosso coração está com as famílias atingidas pela tragédia em Lisboa. 𓍲”

Alexandre Favaios, PS Vila Real


“Lisboa está de luto. A nossa candidatura uma NOVA AMBIÇÃO para VILA REAL manifesta a sua solidariedade para com as famílias das vítimas e agradece a quem as socorreu!”

Alina Sousa Vaz, PSD Vila Real

“Hoje todos ficámos mais pobres com a tragédia no Elevador da Glória, em Lisboa.
As vidas que se perderam não voltam, e a dor das famílias não tem consolo possível.
O nosso pensamento está com todos os que partiram de forma tão inesperada, com os feridos que lutam pela recuperação e com os profissionais que deram o melhor de si no socorro.
Portugal inteiro está de luto.”

Alberto Moura, Chega Vila Real