No dia 18 de janeiro de 2024, os Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus e as Escolas Secundárias de São Pedro e Camilo Castelo Branco receberam o espetáculo “Ópera? Oh que seca…”, um projeto que se enquadra no mesmo âmbito de ação do plano nacional das artes e é em complementaridade com estes objetivos que surge.

Nas quatro sessões, realizadas com o apoio do Município, em evidência e em cena estiveram as potencialidades da arte e a sua importância na aprendizagem e no crescimento integrado e global dos alunos. “Levar a ópera às nossas escolas é exemplo do nosso investimento na igualdade de oportunidades e de acesso a diversidade de formas de aprendizagem” frisou Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador da educação.

“Ópera? Oh que seca…” é um concerto pedagógico para toda a comunidade escolar focado em aproximar o público do teatro, da ópera e das artes performativas. Em cena, quatro artistas procuram, de forma descontraída, íntima e divertida, por entre as desavenças e amores que os movem, esclarecer as potencialidades da arte e a sua importância na aprendizagem e no crescimento. No final, nada melhor do que uma conversa conjunta com palhaços que cantam, abrindo caminho à reflexão sobre o caminho de cada um, a aversão ao desconhecido e o talento que pode estar escondido em cada um de nós.