Decorreu no Museu da Vila Velha, durante a tarde do dia 14 de março, uma tertúlia que juntou as artes da pintura e da olaria, na qual participaram os utentes do Lar de Nossa Senhora das Dores. A tertúlia foi conduzida pela Vereadora da Cultura, Mara Minhava, e contou com a presença do artista Jorge Marinho, o oleiro Querubim Rocha e o presidente da Junta de Freguesia de Mondrões, Félix Touças.

Durante esta conversa, o artista Jorge Marinho falou sobre a inspiração que o ajudou na criação da exposição de pintura “A Cor do Barro Preto”, e o oleiro Querubim Rocha partilhou detalhes da sua longa vida ao serviço da arte da olaria.

Mara Minhava, Vereadora do Pelouro da Cultura, referiu que “a união das artes da pintura e da olaria é um tributo à herança cultural e tradição vila-realense. Esta iniciativa foi um modo de envolver a comunidade envelhecida através de lembranças, memórias e identidades que conectam o passado e inspiram o presente, através destas artes próprias e intemporais.”

Os utentes do Lar de Nossa Senhora das Dores tiveram a oportunidade de colocar várias questões suscitadas pelas lembranças, ainda vivas nas suas memórias, sobre os tempos antigos da venda do barro preto na Estrada Nacional 15 e as dificuldades próprias da época.