As nutricionistas do Município de Vila Real têm desempenhado um papel fundamental no acompanhamento e gestão de dietas específicas para alunos das escolas de 1º Ciclo e Jardim de Infância com alergias, intolerâncias alimentares ou em casos de recusas alimentares por motivos diversos. Em estreita colaboração com as equipas de Saúde Escolar e a empresa fornecedora de refeições, Gertal, tem sido garantido que as necessidades nutricionais individuais dos alunos são consideradas e eficazmente aplicadas. Nos casos de alunos com alergias alimentares graves ou intolerâncias que podem afetar não só a sua saúde, mas também o desempenho escolar e bem-estar geral, este trabalho é particularmente importante.
O papel das nutricionistas do Município tem-se destacado também através da sua intervenção proativa na identificação de constrangimentos alimentares em algumas crianças. Quando é verificado que uma criança não está a consumir de forma adequada a refeição escolar, seja por recusa alimentar ou outro motivo particular, as nutricionistas prontamente coordenam esforços juntamente com os professores, encarregados de educação e funcionários da escola de forma a definir um plano de ação personalizado a cada situação, tendo sempre como principal objetivo assegurar uma alimentação saudável e equilibrada.
“Este trabalho desenvolvido ao longo do tempo vai ao encontro do compromisso do município em promover a saúde e o bem-estar das nossas crianças, garantindo que todas têm acesso a uma alimentação adequada e segura durante o horário escolar”, disse o vereador do pelouro da educação e ensino e vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios.