Decorreu no passado fim-de-semana, em Mondim de Basto, o I Ciclo de Cinema “Trás-os-Filmes: cinema contemporâneo em Trás-os-Montes”.
Uma iniciativa que resulta de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Mondim de Basto e a Filmes aos Montes, que pretendeu trazer aos territórios do interior, obras menos vistas e difundidas fora dos grandes centros urbanos, com o objetivo de poder partilhar o gosto e as diferentes formas de fazer cinema com o público local.
O I Ciclo de Cinema integrou uma secção competitiva de micro-filmes, onde estiveram a concurso 14 micro-curtas submetidas através do “Open Call” lançado em agosto passado; e a exibição sete curtas-metragens selecionadas pela equipa organizadora.
Integrou ainda uma componente educativa, que incluiu a realização de workshops de cinema no Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto e de onde resultaram alguns micro-filmes realizados pelos alunos, que acabaram por ser também projetados antes da cerimónia de entrega dos prémios Favo D’Ouro.
Os autores do projeto – Gonçalo Ferreira, João Alves, Miguel Chorão e Leonor Zuzarte – mostraram-se muito satisfeitos com a realização da primeira edição do Trás-os-Filmes, tendo referido ter sido “uma experiência muito gratificante” pelo acolhimento da comunidade educativa e da comunidade mondinense em geral.
O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira agradeceu a participação de todos os que submeteram os seus trabalhos e se apresentaram a concurso e elogiou a ousadia deste grupo por ter criado este ciclo de cinema e por ter vindo partilhar com o público Mondinense, a arte, a história e a magia do cinema.