No passado domingo, dia 8 de outubro, a aldeia de Parada de Pinhão, em Sabrosa, recriou a Desfolhada Tradicional, um evento especial, que trouxe à memória de todos os presentes uma das principais tradições ancestrais do norte do concelho.

Com uma programação variada, a animação deste dia foi garantida pelo grupo de Bombos Zés Pereiras de Sabrosa, a atuação do grupo de concertinas Marotos Flavienses e pela participação da Filandorra – Teatro do Nordeste, com uma encenação da recriação da Desfolhada.

No evento estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Parada de Pinhão, Gilberto Taveira, e a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, que, na ocasião, demonstrou a sua enorme satisfação com a afluência da população, convicta de que “são estas tradições que devemos preservar e reavivar, pois elas são a nossa identidade e a identidade do nosso território. É nosso dever mantê-las vivas!”

Depois do ponto alto do dia, a tradicional Desfolhada, todos os visitantes puderam degustar de uma merenda típica da época.

A Desfolhada Tradicional foi organizada pela Junta de Freguesia de Parada de Pinhão com o apoio do município.