Mondim de Basto vai acolher, entre 12 e 14 de setembro, a primeira edição do Mondim Torneio Basket, que reunirá em competição mais de 500 jovens atletas nacionais e internacionais.

Durante três dias, a vila assume-se como capital do basquetebol, recebendo equipas de diferentes escalões masculinos e femininos — Minis, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Entre os participantes destaca-se o Club Baloncesto Sarria, da Galiza, com grande tradição no basquetebol espanhol, que estará representado por dez equipas. A competição contará ainda com clubes como o CPN Basket (Ermesinde), Grupo Desportivo Bolacesto (Vila Nova de Gaia), Núcleo do Desporto Amador de Pombal, ADCE Diogo Cão (Vila Real), Grupo Desportivo Basquete de Leça, Estoril Basket Clube, Guifões Sport Clube, Olivais de Coimbra e Centro Treino Municipal Vila Pouca de Aguiar.

Os jogos realizam-se no Pavilhão Municipal e nos polidesportivos da Reta da Pena e do Parque Urbano Fernando Pinto de Moura, estando abertos ao público.

Organizado pelo Município de Mondim de Basto, em colaboração com o CPN Basket, o torneio tem como objetivo promover a modalidade no concelho e proporcionar momentos de convívio e partilha entre os participantes.