A deputada do CHEGA pelo círculo de Vila Real, Manuela Tender, foi eleita para integrar a Mesa da Comissão Permanente dos Assuntos das Nações Unidas da União Interparlamentar (UIP). A eleição decorreu durante a Assembleia-Geral da UIP, que está a ter lugar em Genebra, entre 19 e 23 de outubro.
Manuela Tender é, desde 2024, presidente da Delegação Parlamentar Portuguesa da União Interparlamentar, uma organização que reúne 183 parlamentos nacionais e foi fundada em 1889 para promover a paz, a democracia e a cooperação multilateral.
Com esta eleição, a parlamentar portuguesa passa a integrar o núcleo restrito de 18 membros que compõem a Mesa da Comissão Permanente dos Assuntos das Nações Unidas — estrutura responsável por aprofundar as relações entre os parlamentos e a ONU e garantir o cumprimento dos compromissos internacionais dos países.
Aos membros desta Mesa cabe monitorizar o envolvimento dos parlamentos nas atividades das Nações Unidas em áreas como o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, a paz e as reformas da ONU, bem como realizar missões de campo e propor programas de trabalho no âmbito da Comissão.
A deputada sublinha sentir-se “honrada com a eleição” e compromete-se a exercer o cargo “com responsabilidade e sentido de missão, no respeito pelos princípios da Constituição, da UIP e das Nações Unidas”.
A Comissão Permanente sobre os Assuntos das Nações Unidas é uma das quatro comissões permanentes da UIP, a par das de Política e Segurança Internacional, Desenvolvimento Sustentável e Democracia e Direitos Humanos, contando ainda com o Fórum das Mulheres Parlamentares e o Fórum dos Jovens Parlamentares. Estas estruturas reúnem-se semestralmente para discutir temas globais e reforçar a cooperação internacional entre legisladores.