O Mercado dos Produtos Durienses, em Paços, concelho de Sabrosa, foi palco, no passado fim de semana, 8 e 9 de novembro, do IV Festival dos Produtos Durienses, um evento que é um dos pontos altos do calendário anual do concelho de Sabrosa e da região do douro,, que voltou a afirmar-se como uma verdadeira montra de identidade, autenticidade e riqueza cultural e gastronómica da região duriense.
Ao longo de dois dias, 58 stands de expositores deram a conhecer e degustar o melhor da produção local e regional, desde vinhos, doçaria, azeite e outros produtos endógenos que caracterizam o Douro como um território de identidade e sabores únicos.
Organizado pelo Município de Sabrosa, há quatro anos consecutivos, o certame contou com a presença de municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO), de outras entidades regionais e de vários produtores locais e durienses.
A cerimónia oficial de abertura, realizada no sábado, contou, para além de outras personalidades e entidades presentes, com a presença do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, e do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
Na ocasião, a Presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, agradeceu a presença das entidades e de todos os expositores presentes, bem como dos municípios que integram a CIMDOURO, sublinhando a importância do festival como “um evento do Douro, da região, que ultrapassa as fronteiras de cada um dos concelhos que o compõem, e abraça a identidade, as memórias e as tradições de um povo, de um território maior, que contempla um “Reino Maravilhoso” e é “Um doiro sublimado””.
A autarca destacou ainda que “de forma responsável, carregamos, todos, este legado de ser DOURO e de sentir o Douro nas suas múltiplas valências e âmbitos. E termos, aqui, grande parte dessa realidade representada é inestimável”. Concluiu afirmando que “este fim de semana, Sabrosa é, com a realização deste festival, o centro do Douro e a representação da sua identidade”.
Ainda nessa tarde, realizou-se uma visita oficial aos vários stands, percorrendo todo o espaço para cumprimentar e conhecer de perto o trabalho dos produtores e a qualidade dos produtos expostos, onde se revelou, mais uma vez, a diversidade de sabores e saberes do Douro, e o ambiente manteve-se animado com as mostras culturais dos diversos grupos regionais que trouxeram música, dança e tradição, dando mais vivacidade ao Mercado dos Produtos Durienses.
Nessa noite, atuou a artista popular portuguesa Rosinha, que subiu ao palco para um espetáculo cheio de boa disposição e que conquistou o público com a energia contagiante apresentada.
No domingo, o evento ficou marcado pela presença do programa “Domingão” da estação de televisão SIC, e do seu camião, que percorreu as ruas das vilas de Sabrosa e São Martinho de Anta.
Durante a tarde, no Mercado dos Produtos Durienses, o ambiente continuou animado, com os expositores a proporcionarem experiências alusivas aos cinco sentidos com provas de vinhos, gastronomia diversa, mostra de produtos e muita animação. Destaque para a atuação do artista Paulo Ribeiro, dos Bandalusa, e o show cooking do Chef Milton Ferreira, que explorou os sabores dou douro com “um toque de criatividade”.
O IV Festival dos Produtos Durienses foi organizado pelo Município de Sabrosa, que expressa o seu agradecimento a todos os expositores, produtores, entidades parceiras e visitantes que contribuíram para o sucesso desta edição. Mais uma vez, o Festival dos Produtos Durienses reafirmou-se como uma referência na promoção do Douro, dos produtos endógenos, da cultura e identidade do território, reforçando Sabrosa como um concelho de tradição, excelência e autenticidade.