Por Carlos Pereira Cardoso

Foi inaugurada, no passado dia 20 de março, a Loja de Cidadão de Montalegre, erguida no edifício do tribunal.

A cerimónia pública contou com a presença de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Modernização Administrativa e da Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes.

Este novo espaço moderno permite dar resposta a várias valências: finanças, registos e notariado, segurança social e espaço do cidadão, tendo tratado de perto de 20 mil processos no espaço de um ano.

Este equipamento custou 400 mil euros e teve financiamento pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Mário Compolargo destacou a importância deste tipo de infraestruturas que permitem não “deixar ninguém para trás e as Lojas de Cidadão e os espaços do cidadão são espaços de cidadania, onde nos ajudam a ter confiança nesta administração” pois, o que o cidadão quer é “simplificar, resolver um problema específico e a Administração Pública tem de se unir nesta frente comum para satisfazer o cidadão”.

Já a presidente do município de Montalegre referiu a requalificação de um espaço que estava desaproveitado, lembrando o investimento realizado. Além disso, Fátima Fernandes lembrou que estes espaços se dedicam ao serviço da comunidade, algo que, segundo ela, “todos nós, sendo funcionários públicos ou não, temos de ter esta perspetiva de sermos servidores do Estado”, uma vez que, “deveres e direitos andam de mão dada e é essa a perspetiva que temos de ter nestes percursos”.