A CAIXA na praça é a iniciativa anual que vai assinalar o fecho de temporada de verão da Filandorra com a apresentação à comunidade e aos seus vizinhos de um espetáculo de teatro ao ar livre e acontece no próximo dia 1 de agosto (21h30) na praceta Prof. Dr. Abílio Aires, com o apoio do Município de Vila Real.

É na praça, em frente à sua sede, que a Companhia vai apresentar a sua mais recente produção «Memoriar Abril – a partir das montanhas», espetáculo de homenagem à vida do humanista e antifascista António Borges Coelho, revisitando Abril de 1974 e os seus valores – democracia, liberdade e igualdade – a par da bonita história de amor entre António e Isaura Borges Coelho.

Uma criação coletiva com música ao vivo, que se baseou em textos e depoimentos de Borges Coelho e a imagens reais do período da ditadura salazarista, combinando sonoridades dos Cantautores de referência do período pré e pós-revolução, com encenação de David Carvalho e assistência de encenação de Cristina M. Carvalho, e com interpretações de Bibiana Mota, Inês Medeiros, Luís Pereira, Paulo Magalhães, Silvano Magalhães, Sinas Pereira, Sofia Duarte e Vânia Milheiro, Carlos Carvalho na luz e Pedro Carlos na multimédia.

«Memoriar Abril, a partir das Montanhas» foi um dos projetos apoiados pela edição de 2024-25 do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.