Teve lugar no passado fim de semana , de 14 a 16 de novembro, o festival transfronteiriço Fontes Sonoras, com um conjunto de iniciativas distribuídas por espaços emblemáticos de Chaves e Verín.
Em Chaves, o programa desenrolou-se no Museu das Termas Romanas, na Biblioteca Municipal e na Igreja da Misericórdia, reunindo diversas figuras de destaque da cultura galega e portuguesa. Entre os participantes estiveram Xavier Frías Conde (narrador), Chus Pato (poeta e vencedor do Prémio Nacional de Poesia 2024, em Espanha), Jorge Melícias (poeta e tradutor) e o grupo musical Cantar Poesia.
O nome do Festival evoca a ligação à água, elemento identitário deste território – a Eurocidade da Água – e simboliza também a música e a palavra como fontes de cultura e de aproximação entre as duas comunidades. O Festival tem vindo a afirmar-se como um espaço de encontro entre criadores e público, contribuindo para o reforço da circulação cultural entre ambos os lados da fronteira.
Esta ação desenvolveu-se no âmbito do projeto Eurocidade Termal e da Água, co-financiado pela União Europeia, através do programa INTERRER VI-A Espanha Portugal (POCTEP) 2012-2017.