O Auditório do Centro Cultural de Chaves recebe na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, uma produção teatral da Associação Artística Etcetera. A sessão com início marcado para as 21h30 promete duas horas de mergulho profundo na fusão entre os universos de José Saramago e Fernando Pessoa.
Com um elenco de cinco atores em cena, a peça transporta o público para uma Lisboa do passado, espelhando o ambiente social, económico e moral de um país às vésperas do regime salazarista. Inspirado no romance homónimo de Saramago, o espetáculo revisita o heterónimo Ricardo Reis, um médico regressado do Brasil, que observa com olhar crítico a cidade e o país que encontra: marcado pela pobreza, pela caridade institucionalizada, pelo sofrimento calado e pela fé inabalável nos milagres e no poder.
Mais do que morrer, Reis volta para dar sentido, esperança e alguma ternura a personagens como Marcenda, uma jovem mutilada, e Lídia, mulher feita de força e sobrevivência.
A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento prévio dos bilhetes, que se encontram disponíveis na Biblioteca Municipal de Chaves e nos Postos de Turismo da cidade.