Desde as primeiras horas da manhã que têm chegado ao Notícias de Vila Real informações de derrocadas de muros e deslizamento de terras em algumas estradas nacionais e camarárias da região, assim como inundações em habitações e estruturas e cheias em zonas ribeirinhas.
No concelho de Vila Real, a estrada entre Fontelo – Bujões, na freguesia de Abaças, encontra-se temporariamente encerrada devido à queda de um muro.
Já na freguesia de Vila Real, há a registar uma inundação em habitação, na rua Dom Pedro de Menezes, devido a precipitação intensa.



Na freguesia de Guiães, há alguns arruamentos onde o executivo pede maior atenção dos utilizadores, devido ao “risco de derrocada e acessos mais perigososo”. As vias que merecem mais atenção são: Caminho para a Tornaria (interdito), Caminho para o Charco, Estrada que liga Guiães a Gouvinhas (intransitável de momento), Estrada das Quintãs, Avenida da Veiga.





Também as freguesias serranas, que tiveram a queda de neve nos últimos dias, vivem agora períodos de cheias, com os cursos de água a galgar as margens, provocando a inundação de pastagens e zonas ribeirinhas, como é o caso de Vila Marim e da União das Freguesias de Pena, Quintã e Vila Cova, situações relatadas pelos presidentes nas redes sociais.
Utilizadores da Estrada Nacional (EN) 2 também nos relataram a ocorrência de várias derrocadas entre Parada de Cunhos, no concelho de Vila Real e o concelho de Santa Marta de Penaguião.


No concelho de Sabrosa há registos de deslizamentos de terra e queda de muros. A Estrada Municipal (EM) 323, entre Sabrosa e Pinhão, está com a circulação condicionada devido a uma derrocada, estando a decorrer trabalhos de limpeza da zona.


Nos concelhos de Mesão Frio e Peso da Régua mantém-se a subida do rio Douro e outros cursos de água menores. No caso do concelho mesão-friense, depois da interdição de acesso á Zona Fluvial da Rede, está agora também interdito o acesso à Zona Fluvial do Rio Teixeira.
Atualizado às 12h40