A organização da CDU em Vila Real manifestou publicamente a sua discordância quanto ao critério adotado pelo Jornal de Notícias e pela TSF na organização do debate sobre as eleições autárquicas no concelho, realizado a 9 de setembro.

Segundo a coligação PCP-PEV, apesar de apresentar candidatura e de ter “representatividade social, bem como relevância histórica e política” no concelho, a CDU não foi convidada a participar no debate. Já o Chega, “sem representação na Câmara Municipal nem historial de intervenção autárquica em Vila Real”, foi incluído pelos organizadores como um dos “principais candidatos”.

A CDU considera que a sua exclusão constitui “um atentado ao pluralismo democrático” e compromete a imparcialidade jornalística. Critica ainda PS e PSD por terem aceite participar “nessas condições”, acusando-os de contribuírem para “empobrecer o debate democrático” e limitar o direito dos cidadãos a uma informação equilibrada.

Na mesma nota, a coligação reafirma que continuará a apresentar a sua alternativa política em Vila Real, garantindo que “não será o silenciamento nem as manobras de exclusão” a impedir a sua ação em defesa da população.