O Município de Vila Real, numa parceria com a Escola Secundária de S. Pedro, está a promover, junto das turmas de 10º e 11º anos de escolaridade, daquele estabelecimento de educação e ensino, sessões sobre a saúde mental, designadamente, a gestão de ansiedade aos momentos de avaliação. Esta iniciativa surge no âmbito do projeto municipal “Onde andas com a tua cabeça? Vamos falar de saúde mental” que, desde o ano letivo 2021/2022, tem procurado favorecer a psicoeducação sobre diversos temas de saúde mental. No âmbito deste projeto o município também promoveu, na pausa letiva do Natal, uma sessão dirigida aos Assistentes Operacionais da mesma escola, onde foram abordadas as relações interpessoais em contexto de trabalho.
A diretora da Escola de S. Pedro, Rita Mendes, admitiu que enquanto diretora está extremamente preocupada com o número crescente de alunos que sofrem de ansiedade aos momentos de avaliação. Assim, como forma de prevenção e com vista a ajudar os alunos a perceber o problema e a desenvolver técnicas que permitam lidar com a ansiedade, foi estabelecida esta parceria com o município. Mara Minhava, vereadora da Ação Social e Saúde, recordou que “este projeto já tem alguns anos”, ao longo dos quais “tem acompanhado turmas de vários níveis de ensino, contribuindo para aumentar a literacia sobre saúde mental”.
O tema abordado varia consoante o ano de escolaridade, adaptando-se às necessidades identificadas pela escola. Assim, no 10.º ano o objetivo é promover o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais na Transição entre Ciclos, no 11.º ano é a Gestão Emocional: Stress e Ansiedade em Contexto de Avaliação. Estas sessões, que são promovidas em contexto de sala de aula têm como finalidade fornecer as ferramentas necessárias para a gestão do stress e da ansiedade, estando prevista a realização de três sessões por turma.
A primeira sessão tem como objetivo fornecer informação psicológica, como funciona a mente humana, perceber como é que funciona e o que é a saúde mental e, por último, avançar para o conhecimento sobre a ansiedade, como é que funciona, porque é que existe e como lidar com ela de uma forma geral. Na segunda sessão os alunos irão aprender a trabalhar a gestão emocional e a gestão de pensamentos, ou seja, adquirir competências práticas para fazer esta gestão, a terceira e última sessão tem um caráter mais livre, relacionado com o tema, ou outros temas que os alunos venham a identificar como necessários.
Salienta-se que o Projeto “Onde andas com a tua cabeça? Vamos falar de saúde mental”, deriva da experiência do Fórum de Saúde Mental e do reconhecimento da importância de, no período pós pandemia, abordar a temática da saúde mental junto da população adolescente. A meta é alargar esta iniciativa aos docentes e aos pais/encarregados de educação, de forma a capacitá-los como agentes promotores da saúde mental.