A freguesia de Vila Marim, no concelho de Mesão Frio, conta agora com um Espaço do Cidadão, um serviço de proximidade que facilita o acesso da população a diversos serviços administrativos. A inauguração decorreu no passado dia 31 de março, na Junta de Freguesia, onde o espaço estará em funcionamento.

O Município de Mesão Frio cobriu totalmente os custos da recuperação e preparação do espaço, com a intervenção a ser executada pela equipa de manutenção e obras da Câmara Municipal. A instalação do Espaço do Cidadão foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O presidente da autarquia, Paulo Silva, marcou presença e reforçou que a “boa relação institucional com as Juntas é o nosso dever. Uma junta como Vila Marim tem um orçamento limitado para exercer a sua atividade regular ao longo do ano e pouco resta para outro tipo de investimentos. É aqui que a Câmara tem de alocar recursos”.

Além disso, o autarca lembrou que Vila Marim tem sido uma das freguesias mais beneficiadas em termos de investimento municipal: “Esta foi a freguesia que mais investimento teve até ao momento, mais de 1 milhão de euros”, sublinhando que pretende chegar de igual forma às restantes freguesias ainda durante este mandato.

Apesar das limitações orçamentais, elogiou a forma como as juntas têm concretizado melhorias com os recursos disponíveis.

Já o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Fonseca, destacou a importância deste novo equipamento, referindo que “aqui, cada habitante da nossa aldeia, bem como das aldeias vizinhas, poderá encontrar apoio para resolver questões administrativas, obter informações, realizar marcações e, acima de tudo, sentir-se parte integrante deste projeto, sem a necessidade de se deslocar à sede do concelho ou até mesmo à capital do distrito”.

O espaço permitirá tratar de renovações de Cartão de Cidadão, ativação da chave móvel digital, alterações de morada, revalidação da carta de condução, assim como serviços de apoio às Finanças e Segurança Social, pedidos de registo criminal, entre outros.

Durante a cerimónia, foram ainda apresentados projetos futuros para a freguesia, incluindo a requalificação do edifício da Casa do Povo de Vila Marim, em articulação com o representante da Paróquia, Padre Sérgio Tomé, e a instalação de uma nova estrutura junto ao Polidesportivo.

O Espaço do Cidadão de Vila Marim funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, garantindo um atendimento de proximidade e contribuindo para a modernização dos serviços públicos na freguesia.

Torne-se assinante do Notícias de Vila Real

Para ter acesso a este e outros trabalhos publicados no Notícias de Vila Real, torne-se assinante do nosso jornal.