Por Letícia Abreu
A Câmara Municipal de Lamego está a levar a cabo uma obra de reabilitação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Lamego, localizado na avenida 5 de Outubro, com o objetivo de disponibilizar habitação a preços mais acessíveis de arrendamento para as famílias do concelho.
O investimento de cerca de 410 mil euros permitirá a criação de quatro apartamentos T1, que deverão estar finalizados no primeiro semestre de 2027.
A primeira fase da obra incluiu a demolição do interior do edifício, tendo em conta a preservação da sua estrutura original. A próxima etapa integra a realização de trabalhos arqueológicos e de proteção das estruturas romanas existentes no edifício, de modo a garantir a sua preservação.
O presidente da Câmara, Francisco Lopes, salientou que este tipo de iniciativas pretende apoiar famílias de baixos e médios rendimentos e contribuir para a fixação da população mais jovem na região. “No âmbito da Estratégia Local de Habitação estão a ser feitas mais habitações a custos controlados na cidade e construídos 108 novos fogos junto à Urbanização de Nazes e na freguesia de Cambres. É uma aposta muito forte deste executivo municipal”, acrescentou.
A obra resulta de uma parceria estabelecida entre o Município de Lamego e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, que cedeu a utilização do edifício à autarquia por 20 anos. Segundo o projeto, o primeiro piso será destinado às novas habitações e o rés-do-chão irá acolher um núcleo museológico dedicado à corporação de bombeiros.
A reabilitação conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).