A Câmara Municipal de Alijó, juntamente com outros 11 municípios, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, formalizaram um protocolo de cooperação com vista à criação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal, que ligará Trás-os-Montes ao Minho. A cerimónia aconteceu ontem, em Póvoa do Lanhoso.

No Concelho de Alijó, o itinerário liga Pópulo a Perafita, ao longo de aproximadamente 11 quilómetros. Este novo produto turístico e cultural visa contribuir para o desenvolvimento económico da região abrangida pelo Caminho, que atravessa os concelhos de Alijó, Murça, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Braga.

Este Caminho por base o registo da peregrinação que Leon de Rosmithal, Barão de Blatna, iniciou, a 26 de novembro de 1465, até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela, com passagem por Portugal. Com uma extensão aproximada de 230 quilómetros, este terá sido o itinerário privilegiado das populações entre o Minho e Trás-os-Montes e utilizado pela Comitiva de Leon de Rosmithal.