O Agrupamento de Escolas Diogo Cão (AEDC) foi novamente distinguido com os selos “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” e “Selo Escola Saudável”.

No dia em que se assinalou o Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, foram conhecidos os Agrupamentos de Escolas galardoados com o selo ‘Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência’ 2023/2024, entre os quais está o AE Diogo Cão, por terem promovido e implementado um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.

Este selo é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) e permite reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas que, através das suas práticas, contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

Na sequência da candidatura realizada no passado ano letivo, foi, ainda, atribuído ao Agrupamento o “Selo Escola Saudável 2023-2025-nível III (Avançado), o nível mais elevado.
O “Selo Escola Saudável” é, também, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, que pretende premiar as escolas que, no seu quotidiano, privilegiam a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhece o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola.

Estes Selos surgem como reconhecimento do trabalho realizado pelas diferentes estruturas do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, o que se manifesta nas diversas iniciativas e projetos vocacionados para estas temáticas.

Perante estas distinções o AE Diogo Cão deve continuar a assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, assim como na promoção da saúde e bem-estar da comunidade educativa.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão