Entre os dias 21 e 28 de outubro, dez alunos das turmas A e C do 12º ano do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, acompanhados pelas professoras Ana Paula Amorim e Lígia Sousa, e pela Coordenadora do Projeto Erasmus +, professora Luísa Costa, participaram na mobilidade em Vila Real no âmbito do referido projeto sobre a temática “Interculturality / Cultural and Natural Heritage”. Esta mobilidade teve como parceiros dez alunos e duas professoras da Obchodni Akademie Praha, da Chéquia.

Durante a semana os participantes tiveram a oportunidade de: conhecer a escola sede do agrupamento e a Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral; explorar a cidade de Vila Real e visitar o Porto.

Foram diversas as atividades promovidas relacionadas com a temática do projeto. Destaca-se a receção na Câmara Municipal, a visita ao centro da cidade, o dia passado na UTAD, os workshops no Centro de Ciência Viva e no Centro de Ecologia Urbana e a deslocação ao Porto.

Nos workshops foi possível consolidar conhecimentos relacionados com a biodiversidade e com os recursos hídricos, bem como fomentar o interesse pelas ciências e a riqueza natural do concelho.

Na cidade do Porto, os alunos foram ao World of Discoveries e adquiriram mais informações sobre a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido, lançando a humanidade para a era da globalização, mudando para sempre a nossa relação com o planeta e estabelecendo laços entre povos e culturas que perduram até aos nossos dias.

É de elogiar o comportamento irrepreensível de todos os participantes, o respeito pelos outros, o cumprir das regras estabelecidas, o alargar dos conhecimentos e mundividências de todos durante a mobilidade, bem como a forma como trabalharam em equipa e se relacionaram uns com os outros.

Ana Paula Amorim, Lígia Sousa e Luísa Costa (professoras)