Com mais de 100 eventos em agenda, as Festas da Cidade de Vila Real arrancaram no passado dia 21 de maio, com a iniciativa “Bom Dia Cerâmica”, na Avenida Carvalho Araújo, e prolongam-se até 16 de setembro, com o Festival de Estátuas Vivas, num investimento de 250 mil euros da autarquia. A apresentação decorreu na passada quarta-feira, no Teatro Municipal, durante a qual foi revelado um vídeo promocional sob o mote “Chegou a hora”.

A Festa da Família, no dia 28 de maio, a Feira de Santo António, o São João, o São Pedro, o 52º Circuito Internacional de Vila Real, de 14 a 16 de julho, o Rock Nordeste, a 16 e 17 de junho, e os grandes concertos com nomes sonantes que vão ter lugar na Praça do Município, auditório exterior do Teatro Municipal e Capela Nova, são alguns dos eventos preparados a pensar nos vila-realenses, mas também em quem visita a cidade.

Entre os concertos em agenda, destaque para Tenga (2 de junho), Papilon (7 de junho), Carolina Deslandes (10 de junho), DAMA (13 de junho), Pedro Abrunhosa (28 de junho), Carminho (29 de junho), Ana Bacalhau (8 de julho), GNR (14 de julho), Expensive Soul + Banda de Mateus (15 de julho), Resistência (2 de agosto), entre outros.

“São festas para todos e de todos, contamos com as nossas associações culturais, recreativas, desportivas, movimentos cívicos, no fundo são festas que envolvem toda a comunidade vila-realense”, frisou o Presidente Rui Santos, lembrando que “são as primeiras Festas da Cidade, depois da pandemia, a decorrerem com total e absoluta liberdade”.

O objetivo deste conjunto de eventos “é honrar as tradições, mas também serem atrativos” para quem vem fora. Por isso, “é transversal e intergeracional, com espetáculos para públicos infantis, até aos mais veteranos”. “Temos todas as condições para ter umas festas que nos honram e nos engrandecem”, acrescentou.

De referir que, além da programação das festas, haverá um grande evento no Parque do Corgo, no fim de semana de 30 de junho a 2 de julho, organizado pela Goldenergy, em parceria com a Rádio Comercial, que trará a Vila Real grandes nomes da música e do entretenimento.

Filipe Ribeiro