Arranca esta terça-feira, 28 de abril, mais uma edição da Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com diversas atividades a decorrer entre a Quinta Nossa Senhora de Lurdes e a Avenida Carvalho Araújo.

Na noite desta terça-feira, terá lugar na Avenida Carvalho Araújo a Monumental Serenata, com a atuação das três tunas da Associação Académica, um “momento muito emotivo” com o traçar da capa e imposição de insígnias “não só para os finalistas, mas também para os padrinhos, os afilhados de praxe, um belo momento para começar a nossa Semana Académica”, lembrou Eduarda Fernandes, presidente da Associação Académica da UTAD.

Após esse momento, a comunidade académica reúne-se na Andrómeda, em Adoufe e Vilarinho de Samardã, para o Baile Académico, animado pelo DJ Pablu.

Na quarta-feira, 29 de abril, as atenções concentram-se na Quinta Nossa Senhora de Lurdes para o primeiro dia de concertos na “tenda”, com Joint One X Yung Juse, King Bigs e os djs Charlian e L-Vision.

No dia 30, o renomado Padre Guilherme sobe ao palco da Semana Académica, seguido de Kyd3n, Attilo e Tiago Cruz, num dia dedicado à música eletrónica. Na sexta (1), a noite será abrilhantada com Vizinhos, Bárbara Lago, Sandro M e Enric.

A missa com a Benção das Pastas pelas 11h, na Avenida Carvalho Araújo, seguida da Queima das Fitas, a partir das 14h, voltam a concentrar as atenções no centro da cidade, mantendo a noite no campus da UTAD. MC PH e Badoxa, Lowie e Cherby são os responsáveis por animar a penúltima noite de tenda, com o kizomba e a música eletrónica em destaque.

O domingo (3) e último dia da Semana Académica será marcado pelo cortejo, a partir das 14h, que percorrerá algumas ruas da cidade, com música, coreografias e animação dos finalistas da academia transmontana, um dos “dias preferidos” da presidente, que confessou que “o ambiente que se vive em Vila Real e nas ruas da cidade é indescritível”

A encerrar a noite de concertos, Rosinha, Odeveza, Ricky D´Almeida e Kove-Lines darão palco à música ligeira portuguesa, popularmente conhecida por “pimba”, uma tradição já conhecida deste dia.

Sobre a escolha do cartaz, a responsável da AAUTAD contou que tentaram “ser um bocadinho diferentes”, dado que “nas últimas festas académicas que tivemos, percebemos que havia uma menor adesão por parte dos estudantes, que se calhar o que vendia antes já não vende nos dias de hoje”, dado que eram cartazes “muito virados para o rap e para o pop português e o que acontecia é que esses artistas começaram a estar saturados”. Tal situação deve-se ao facto de serem “os artistas que estão nas festas da cidade, nas festas da aldeia, em todas as semanas académicas” e que, no caso das festas da cidade e da aldeia “não temos de pagar para os ver”.

Nesse sentido, a organização procurou “criar algo diferenciador” com artistas como o Padre Guilherme, o kizomba e o funk, bem como o “pimba”, não querendo “que nos dê prejuízo ou, pelo menos, que seja um prejuízo controlado”.

Eduarda Fernandes anunciou que este ano será implementado um sistema de TPA em todas as barracas da tenda, de modo a facilitar os pagamentos a quem possa não ter dinheiro físico, lembrando que continuará a ser possível manter o espírito académico de “regatear preços” através do pagamento em numerário.

A AAUTAD procurou cimentar a ligação à cidade com a criação de uma banca na Avenida Carvalho Araújo para a venda de pulseiras e bilhetes, a colocação de publicidade nos mupis da cidade e a circulação de um carro pelas ruas a anunciar o cartaz.

“A expectativa para esta semana é que os estudantes sejam felizes, criem últimas memórias cá em Vila Real que prevaleçam e que sejam únicas porque, claro que a Semana Académica é para toda a academia e também aberta à cidade, mas temos sempre um carinho especial pelos finalistas que em breves meses deixam a nossa cidade e tentar ainda criar-lhes aqui momentos mais inesquecíveis”, finalizou Eduarda Fernandes.