O ato eleitoral para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) que decorreu na passada terça-feira, 16 de dezembro, contou com menos de mil votos colocados na urna.

A votos, apresentou-se apenas a Lista E – Elevar a Academia, candidata aos três órgãos da associação (Direção, Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal). Estavam inscritos nos cadernos eleitorais 9589 estudantes, distribuídos pelas cinco escolas da UTAD.

Segundo os resultados provisórios, divulgados pela Comissão Eleitoral, votaram 983 estudantes, tendo a Mesa da Assembleia, liderada por Pedro Augusto, reunido 915 votos e o Conselho Fiscal, de Viviana Gomes, obteve 911. Já Eduarda Fernandes, candidata à direção da AAUTAD, conseguiu 912 votos.

As Escolas de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) e de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) foram as que tiveram maior afluência às urnas, com 290 votantes cada, seguidas da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV), com 211, a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) com 152, e a Escola Superior de Saúde (ESS) com 40.

Com uma abstenção de 90,7% estão assim eleitos os novos órgãos sociais para a principal estrutura associativa da universidade transmontana, devendo a tomada de posse acontecer no início de janeiro de 2026.