No seu programa para o quarto trimestre de 2023, o Teatro de Vila Real propõe-se continuar a contribuir de forma determinada para uma vida cultural rica, dinâmica e cosmopolita em toda a região interior norte.
Com mais de três dezenas de espectáculos, cinema, formações e acções de mediação, nesta agenda podem ser encontradas propostas de todas as áreas artísticas e de vários géneros. Do jazz à música clássica, passando pelo pop/rock e a world music, do teatro ao novo circo, passando por diferentes linguagens teatrais, da dança a projectos multidisciplinares, é todo um panorama alargado e representativo da criação artística nacional e até internacional que aqui se apresenta.
O trabalho com a comunidade desenvolve-se de várias formas, quer dando palco a projectos regionais de reconhecida qualidade, quer envolvendo sectores da população em criações artísticas. Aqui merece uma referência particular o projecto ‘Migrantes’, que visa a construção de um espectáculo focado nas experiências e vivências das comunidades migrantes em Vila Real.
Tord Gustavsen, enquanto cabeça de cartaz do Douro Jazz, Mayra Andrade, pela primeira vez nesta cidade, e o regresso de Sven Helbig para apresentar com o Coro de Câmara D’Ouro o seu espectáculo coral, são alguns destaques na área da música.
O Teatro da Rainha e o Teatro do Vestido actuam também pela primeira vez no TVR.
O espectáculo ‘Bate Fado’ proporciona um momento especial no trimestre, com a sua proposta inédita de reinterpretar e recuperar o acto de se bater (sapatear) o fado.
O Serviço Educativo representa um esforço renovado, não só de apresentar espectáculos dirigidos a públicos infanto-juvenis, mas também de promover diferentes oficinas e acções de mediação, entre as quais as Conversas de Bastidores, com convidados de diferentes áreas e gerações.
Esta é uma agenda que mostra a vitalidade da oferta artística de que se pode desfrutar nesta parte do país, mas lança também um desafio à curiosidade de toda a população residente e visitante.