No total, foram 16 as equipas que no passado dia 25 de maio, quiseram participar na primeira Corrida de Barcas do rio Tâmega, uma recreação lúdica, mas que pretendeu recrear uma tradição local, ao dar a conhecer uma atividade económica tão fundamental para o sustendo das famílias flavienses noutros tempos: a transição de mercadorias e pessoas no rio por meio destas “barcas chatas”.

Refira-se que a iniciativa resultou da vontade popular, tendo vencido a componente de ação imaterial numa das edições do Orçamento Participativo de Chaves.

A iniciativa concretizou-se e o rio Tâmega e as suas margens ganharam vida. Enquanto os 80 corajosos, em grupos de quatro elementos, se faziam ao rio para dar tudo e arrecadar o primeiro lugar, nas margens os familiares, amigos e curiosos torciam pela sua equipa preferida. Com o entusiasmo de participar já numa próxima edição.

A prova foi realizada em três mangas, entre a Ponte de São Roque e a Ponte Romana. Um percurso curto, mas de grande entusiamo e animação para todos, dentro e fora do rio. No final, sobressaía o espírito de equipa, a alegria e a amizade, independentemente das posições obtidas.  

O Presidente da Câmara de Chaves, destacou o cariz desta iniciativa, que resultou da vontade popular, bem como a vocação revivalista da mesma, ao perpetuar aquilo que foram antigas tradições locais e atualmente desconhecidas por muitos. Conferindo-lhe hoje um caracter lúdico e recreativo, Nuno Vaz deseja chamar a atenção dos mais jovens para as atividades que se faziam outrora no rio Tâmega, com uma função tão importante e utilitária.

As três equipas vendedoras receberam prémios monetários, tendo sido atribuído um prémio surpresa. No final, todos os participantes inscritos participaram num almoço convívio.

Premiados:

1º Lugar – BTT Clube de Chaves

2º Lugar – Tamaganis

3º Lugar – CrossBox Chaves Black

Prémio surpresa – Lobos do Brunheiro de Chaves