Depois do aviso vermelho devido à passagem da depressão Ingrid pelo território continental, que levou à queda de neve em várias localidades, a região passa agora a avisou laranja por ocorrência de “precipitação persistente e por vezes forte”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Vila Real vai estar sob aviso, inicialmente amarelo, entre as 06h e as 09h desta segunda-feira, 26 de janeiro, passando depois a laranja, que deverá manter-se até à madrugada de 27 de janeiro.

O IPMA avança ainda a ocorrência de rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas a partir das 18h de segunda-feira (26), até meio da tarde de terça-feira (27). Além disso, é esperada a queda de neve acima de 600/800 m, com acumulação acima de 5 cm, que poderá ser de 10 cm acima de 1000 m.

O instituto aponta como principais impactos “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, podendo originar “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”.