A cidade de Vila Real marcou presença mais uma vez na Feira Internacional de Turismo e Gastronomia de Ourense (Xantar), que decorreu entre os dias 24 e 27 de outubro.
A importância da participação anual de Vila Real neste certame que já vai na sua 25ª edição, segundo o vice-presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, tem que ver com a promoção do concelho e a valorização da ligação geminada com Ourense.
“Vimos aqui [Xantar], mais uma vez trazer o nosso barro negro de Bisalhães, os nossos covilhetes, as nossas cristas, vimos trazer o nosso Palácio de Mateus e aquilo que é a Serra do Alvão do Marão, a nossa carne maronesa. É uma forma de divulgar e de apelar, sensibilizar e de cativar neste caso, todos aqueles que são os visitantes desta grande feira”, declarou o autarca.
O município de Vila Real estava presente na feira com um stand próprio onde apresentou os seus vinhos, covilhetes e barro negro de Bisalhães. Para a Confraria do Covilhete que marcou presença a convite da autarquia vila-realense, o Xantar faz parte das suas identidades, e conforme sublinhou o seu Juíz-Presidente, Hilário Oliveira, “é um orgulho e uma festa muito grande estarmos presentes neste marco histórico, que são os vinte e cinco anos do Xantar”.
“Vila Real e Ourense são duas cidades gémeas, ambas cidades de fronteira, ambas com os mesmos princípios, valores éticos e as tradições transmontana e galega, que no fundo têm um tronco comum. Foi uma honra estarmos presentes”, acrescentou.
O Xantar defende a qualidade da gastronomia e do turismo sustentável e Saudável, fundindo a tradição e a inovação típicas dos territórios representados através de exposições, provas temáticas, cozinha ao vivo e muitas mais iniciativas.
Fotogaleria de Carlos Pereira Cardoso