O Gabinete de Apoio ao Emigrante celebrou, no dia 4 de agosto, 10 anos de atividade.

Direcionado para os vila-realenses que estão emigrados, aqueles que já regressaram, assim como os que pretendem iniciar um processo migratório, o GMAE disponibiliza um serviço gratuito e personalizado, que os ajuda a resolver os seus problemas, dando uma especial atenção aos munícipes vila-realenses que, mesmo fora do país, merecem este esforço na prestação de um melhor serviço público.

O Gabinete Municipal de Apoio ao Emigrante da Câmara Municipal de Vila Real funciona através do Gabinete de Atendimento ao Cidadão, em colaboração estreita com o Gabinete de Protocolo e Informação, responsável pelas relações internacionais. Está tecnicamente habilitado a tratar de assuntos de segurança social, equivalência de estudos, investimentos, duplas-tributações, informação jurídica geral e aconselhamento para quem queira emigrar.

Recorde-se que o GMAE foi criado com base num acordo assinado entre a Câmara Municipal de Vila Real e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) do Ministério dos Negócios Estrangeiros.